terça-feira, 18 de outubro de 2011

Terra Instável

Vou esta noite para Jakarta e quando tento definir o que mais me marcou em Padang têm várias coisas na minha cabeça.
Têm o calor insuportável, as belíssimas praias, o lixo na rua e os bichos que ele traz, o tradicionalismo muçulmano,  o seu povo amistoso e devagar. Só que nada disso se compara à sua história de terremotos.
O último que botou para quebrar foi em 2009 e milhares de pessoas morreram, boa parte da cidade foi destruída e a vida de quase todo mundo mudou. Este foi o último grandioso, mas quando teve aquele tsunami no sudeste asiático a terra tremeu muito aqui antes dele  e em 2010 teve mais um com muitas vítimas e tsunami nas ilhas de Mentawai. O turismo não é mais o mesmo. Os pequenos tremores são constantes e apesar de eu não ter sentido nenhum, dizem que por aqui a terra balança sempre. Há um mês teve um com uma potência razoável ao norte da ilha de Sumatra, muitos dizem que sentiram, eu não percebi nada.
Então pela cidade têm prédios destruídos por toda parte e cada morador tem sua história para contar. Na escola tem uma garota sem as pernas (o terremoto levou)  muitas crianças mudaram de suas casas (o terremoto levou) e acredito que todos aqui perderam alguém especial  (o terremoto levou).
Estudei na escola sobre o ‘Círculo de Fogo’ e ensinei para os meus alunos em ciências depois, só que agora descobri o que ele é, onde realmente ele fica e o impacto que ele tem sobre as pessoas. 
Foto do blog http://www.jefriaries.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário