A Nigéria foi colônia inglesa e a língua oficial é o inglês. Mas isto é só oficial. Uma coisa é o papel, outra coisa é a realidade. Na rua tem dialetos e dialetos, inglês quebrado, e pigeon English. Mas se você quiser impressionar é só dar uma de lord. Parece que qualquer coisa dita por aqui com um sotaque britânico soa melhor, mais bonito, mais correto....e mais forçado e artificial. Quando alguém quer parecer importante fala inglês e carrega no sotaque britânico misturado com o jeito de falar daqui e fica aquela mistureba louca. Tô até que acostumada, mas em geral tenho que me esforçar para ser entendida também.
E aí tem também os missionários cristãos e também os muçulmanos que vieram. Tudo gira em torno da religião. Só mesmo Deus para dar esperança. Então, quando questionados sobre a resolução de qualquer problema a resposta é sempre a mesma: ‘o jeito é rezar’. Ou senão, o jeito é perguntar para os brancos que sabem mais, são mais inteligentes. Este povo foi forçado a acreditar de que eles podem menos, que seu modo de vida é errado e a única saída é copiar o modelo promissor europeu. Para quase tudo, eles perguntam ‘o que você acha?’ Esperando a resposta para seus problemas sem pestanejar.
Bom, a a colonização europeia é a causa do problema e não a solução. Mas nada mais forte do que o poder simbólico. Quando se domina a mente, o estrago tá feito.
Oi Bel, sou Karina (palhacinha) amiga do Vitão. Seus relatos são incríveis.. e as fotos então! Fiquei admirando a que ilustra o post "Infância roubada" por longos minutos. Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirAbraços,
Karina
Oi Palhacinha, que bom que gostou. eh amador, mas pelo menos posso dividir um pouco o que acontece por aqui. beijos
ResponderExcluir